Correspondência de Nossos Leitores
Esta HP tem apresentado um expressivo número de visitas, desde sua criação no ano 2000. Embora a maioria dos visitantes tenha preferido o silêncio, alguns deles sentiram-se motivados a me enviar mensagens, expressando sua surpresa diante das informações aqui contidas. Essas mensagens têm apresentado diversos teores - elogios, perguntas e também críticas. Algumas também narram autênticos dramas humanos. A maioria dos leitores expressa-se de modo gentil e solícito. Raramente recebo mensagens hostis. Normalmente, essas provêm de adeptos extremistas da comunidade religiosa Testemunhas de Jeová. Respondi a diversas delas ao longo dos anos, estando tais réplicas disponíveis nesta seção. Conforme o leitor verá, elas têm seguido até hoje um padrão típico - declarações genéricas de repúdio ao meu trabalho, raciocínios preconceituosos e ambíguos, bem como argumentos do tipo ad-hominem (ataques pessoais, ao invés de ataques às idéias) e ad-baculum (argumento baseado na ameaça). Deficientes em provas, desprovidas de qualquer fundamentação documental e insistindo nos mesmos pontos já rebatidos, vez após vez - talvez pelo fato de os autores delas não terem se dado ao trabalho de examinar as correspondências antigas -, tem sido, confesso, um trabalho repetitivo e, sobretudo, maçante refutá-las. Desse modo, minha política atual é: avaliar a consistência do conteúdo das novas mensagens e, com base nele, decidir para qual delas uma réplica poderá acrescentar real proveito ao público visitante. Creio que esta seção, continuamente renovada, servirá de autêntico "laboratório de comportamento humano", onde as reações - individuais ou de grupo - à crítica religiosa bem fundamentada podem ser visualizadas com impressionante realismo. Durante a leitura, você, visitante, poderá conhecer as opiniões de nossos leitores, podendo distinguir qual delas está mais de acordo com a sua própria. Ao mesmo tempo, poderá constatar, na prática, a dramática mudança no comportamento das pessoas, advinda do controle mental exercido pelas seitas. Isso é real!
OBS: As mensagens estão dispostas em grupos de, no máximo, trinta - da mais recente à mais antiga - e o nome dos leitores foi omitido, de modo a assegurar-lhes privacidade, exceto nos casos em que houve permissão tácita ou explícita para publicar os dados pessoais do remetente.
Mensagens
entre
18/10/2004 e 23/03/2008
Eu, ipsi literis, era um fundamentalista religioso que tinha prazer de fazer citações das revistas a sentinela e despertai, bem como das recomendações do corpo governante para os irmãos ao ponto deles se sentirem amedrontados com minha presença quando tomava a dianteira em qualquer atividade "teocrática". Era um homem de organização. Disciplinado. Programado para aceitar, jamais para pensar ou questionar, salvo o comportamento dos outros, até mesmo dos anciãos dentro da congregação quando julgava que eles estavam tratando com leniência as fraquezas dos outros. Até que minha máscara caiu quando me vi diante da fraqueza de cometer conduta desenfreada nas noitadas de Fortaleza e ser confrontado pela minha mãe que exigia que eu fosse ter com os anciãos e contasse de minhas bebedeiras, ocasião na qual eu tive de dizer a ela que não sentia mais prazer de frequentar as reuniões e que iria escrever uma carta em caráter irrevogável pedindo a dissociação. O que fiz. Um dos anciãos ainda tentou argumentar comigo ao encontrar-me em uma mesa de bar com um cigarro em mão e um copo de cerveja em outra. Eu disse a ele que um dia poderia voltar mas que naquele momento a situação era irreversível. Ao que atribuo esta paulatina falta de fé, a minha experiência de vida em betel. Enquanto a revista a sentinela destacava com ênfase cada vez mais frequente a prática dos frutos do espírito nas relações entre anciãos e irmãos exortando que se praticasse o amor, a misericórdia, que se mostrassem tal como Jeová, compassivo para com as imperfeições humanas, buscassem seguir o exemplo de cristo que amou a congregação e a tratou como marido amoroso, em betel a justiça era implacável. Ir para o café da manha tornou-se para mim um tormento. Depois de considerado o texto diário e terminada a refeição antes da oração era praticamente diário ouvir o dirigente do texto dizer: "informamos à família de betel que o irmão tal foi despedido, ou convidado, ou desassociado, ou expulso de betel". Às vezes à pessoa saia às pressas sem poder sequer despedir-se dos amigos, talvez até sem ter o dinheiro da passagem dado a rapidez de um julgamento precipitado. Lembro-me de perguntar a certo irmão porque na congregação os anciãos eram mais compassivos e misericordiosos e em betel a justiça era rápida e implacável. Ele me respondeu que em betel já era como se estivéssemos no paraíso terrestre, onde também não haverá mais a misericórdia praticada pelo humanos, uma vez que todos terão conhecimento e caindo em pecado será automaticamente destruído, sem ter que esperar o fim do milênio, em harmonia com o disposto em Isaías onde se le que ao morrer com cem anos se estará morrendo como jovem. Tudo lá é baseado em regras humanas. Há regras para tudo, chega a ser asfixiante. Ao ler escondido um trecho do livro organização de filial, na biblioteca de betel, fiquei escandalizado quando o corpo governante adverte os membros da comissão de filial que fiquem atentos com alguns que entram no serviço de pioneiro porque são preguiçosos e não querem trabalhar, talvez estando em tal serviço para angariar algum tipo de vantagem dos irmãos. Diante do exposto e já estressado daquela rotina mecânica, fui ao escritório de serviço e comuniquei que estaria voltando para Fortaleza me utilizando da falsa argumentação que a maioria usa para encerrar seu serviço em betel: ajudar a família. Ao sair de lá já não era mais o mesmo. O entusiasmo havia bruxuleado. Faltava só o tiro de misericórdia e ele veio na congregação aeroporto. Não por falta de espaço, mas por inapetência espiritual. O monstro que estava acorrentado dentro de mim pelo conhecimento intelectual da palavra de Deus finalmente arrebentou as grades e fugiu. O Carlos Silva, a quem conheço, acompanhou de perto parte deste drama.
Fora da organização, fui tocar a minha vida. Casei-me, gerei filhos, mas sempre com a pretensão de um dia voltar para organização. No entanto, por forças das circunstâncias, estava em um cyber café quando veio à mente a idéia de fazer uma pesquisa na internet sobre as testemunhas de Jeová e deparei-me com o site Observatório da Torre. Ali tomei conhecimento do livro "Crise de consciência", de Ray Franz. Fiz então uma pesquisa usando o nome de Ray e fui remetido para site do Cid Gadelha para quem enviei um E-mail perguntando como deveria fazer para adquirir o livro crise de consciência. Não o adquiri por meio dele porque não queria me comprometer com nenhum tipo de posicionamento contrário as testemunhas, mas julgava vital ler esta obra para tomar uma posição. Descobri o site da editora Hagnos e informei-me como poderia adquirir aquela obra aqui em Fortaleza. Fui a casa da bíblia e finalmente encontrei o que procurava. Li o livro e minha mente se abriu. Cid passou meu e-mail para o Carlos Silva e começamos então a nos comunicar. Neste ínterim conheci o seu site, li o seu artigo "O Lado Negro da Força" e fiquei maravilhado com a clareza de raciocínio bem exposto naquele excelente trabalho. Por um tempo deixei seu site de lado, posto que me comunicava com maior frequência com o Carlos Silva. Quando finalmente ele revelou sua identidade para mim fiquei estarrecido, jamais poderia imaginar que se tratasse de tal pessoa, nem no meu maior devaneio cheguei a cogitar que fosse este brilhante companheiro, cuja identidade não posso revelar porque não tenho autorização mas estou certo de que você sabe de quem estou falando. Ontem me lembrei de seu artigo "O Lado Negro da Força" e fui dar uma revisada em tão boa matéria sobre o controle mental das organizações religiosas na mente dos fiéis. Antes porém, resolvi acessar seu Mail List e sua seção de e-mail que li todos. Olha sinceramente, além de muito instrutivo é simplesmente divertidíssima a maneira como responde aos defensores da torre de vigia. Enquanto estou lendo, às vezes varo a madrugada, me pego dando estrepitosas gargalhadas ao ponto de minha mulher perguntar de que eu rio tanto. O seu debate com o Hermman e sobretudo com o "justiceiro" quase me faz mijar nas calças. Estou examinando todo o conteúdo de seu site. É muita coisa mas chegarei até o final. Parabéns, querido, você é realmente sensacional.
Sem mais para o momento,
R.R., Brasil, 23/3/2008
Caro Odracir:
"Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará"
Nada mais verdadeiro!
Eu fui enganado e aterrorizado pelas testemunhas de Jeová por
muitos anos. Faz pouco tempo desde que me libertei e digo que
achei MUITO CONSOLO lendo o teu site. É realmente difícil
construir um site com todas aquelas provas contundentes que tu
colocaste. Usar as "publicações" do "escravo fiel e discreto"
contra ele mesmo é algo que eu sempre quis, várias vezes tentei e
nunca consegui. OBRIGADO pela tua pesquisa e pela tua
apresentação. Peço-te que te mantenha firme em desmascarar essa
religião que me roubou muitos anos de vida. Essa religião que me
roubou muitos prazeres, como por exemplo um show do Metallica em
Porto Alegre ao qual eu deixei de ir (mesmo com o ingresso
comprado) por medo de alguém contar aos anciãos e sofrer
represálias na congregação.
Continue forte e em busca da verdade.
J.C.
, Portugal, 14/6/2007Diálogo com uma TJ que me adicionou ao MSN (minhas réplicas estão em azul)
Oi.
Olá, tudo bem? Como soube de mim?
No site. O site é seu?
Qual?
Tem mais do que um?
Participo de mais de um, mas meu, só um.
Hum... interessante.
Qual foi?
Eu vi aquele em que fala das Testemunhas de Jeová
Mas qual o título?
Torre de Vigia.
Hum...
No geocities.com
Ah, sim, esse está desatualizado, agora o servidor é outro.
Ai, sim? E qual é o actualizado?
www.testemunha.cjb.net
O conteúdo é o mesmo?
Sim, mas atualizado.
Você odeia as Testemunhas?
Não, eu odeio o abuso religioso, a fraude.
Porque não fala dos Mórmons?
Falo, sim, falo de vários.
Não sei...
Leia meu artigo “O Lado Negro da Força” - lá eu falo da organização criminosa do Edir Macedo. Conhece?
Mas você parece atacar mais as Testemunhas.
Impressão sua, isso se deve ao fato de eu ter sido doutrinado e ter sofrido lá.
Ah, bem me parecia. Qual é a sua religião?
Não tenho religião, mas isso está dito lá. Você não leu? Na parte “Apresentação”.
Isso é comum à maioria dos que saem da organização.
É comum à maioria dos que saem de qualquer religião...
Depois começam a atacar ferozmente.
Escute, J....
Sim...
Você está me contatando com que finalidade? Pra me atacar ou pra conversar? Se quiser dialogar, terei prazer. Mas, se é pra me dirigir ataques pessoais, é desnecessário esse diálogo.
Para conversar. Está se sentido atacado?
Você disse “FEROZMENTE” - isso se refere a mim, não?
Você também diz coisas a respeito das Testemunhas que estão distorcidas, cita até mesmo frases das publicações retiradas do contexto... não é um ataque feroz às Testemunhas? Não está você a atiçar o preconceito contra elas?
Pode me dizer exatamente em que parte faço isso? Pode citar a frase e o contexto? Daí, podemos dialogar pacífica e respeitosamente.
Sim, estou preparando um resposta ao seu site, sabia?
Fique à vontade. Você leu o artigo ‘Apresentação’? Será um prazer debater, desde que seja com respeito.
Com certeza, com respeito.
Você sabe o que o Ministério do Reino diz sobre isso? Embora eu discorde, [ele] diz que é DESNECESSÁRIO QUE TESTEMUNHAS CRIEM SITES sobre a organização, que tudo o que deve ser dito já se encontra no site da Torre de Vigia, que os irmãos que estão colocando sites pra defender a organização são IMPRUDENTES. Conhece esse ministério? Deve ter chegado aí em Portugal, pois chegou aqui no Brasil. Várias Testemunhas que tinham sites como o que você está pensando em criar, os desativaram. Por exemplo, o do Eduardo Becchi – “O Sentinela em Vigia”. Conhece?
www.tjdefendidas.org
Exato, é um site de origem espanhola.
Esse site não foi desactivado.
O Eduardo Becchi [o] estava traduzindo para o português, mas, diga-me: você estudou esse ministério do reino? Senão, acho que tenho a data dele aqui comigo. Assim sendo, o que você planeja fazer, embora com boa intenção, não é aprovado pela organização.
Estudei sim, e compreendo o por quê desse conselho. Para proteger as Testemunhas e a própria organização. Mas não se diz que é proibido construir site.
Não diz, mas chama de imprudentes os que constroem. Vou ver o artigo aqui...
Muitas Testemunhas acabariam por dizer algo sem conhecimento de causa, ou sem informação abalizada; acabariam por ser imprudentes, de fato. E os ataques que sofreriam seriam muito prejudiciais. acabariam por dizer, ou cometer alguma imprudência. Quem se sente bem em ouvir palavras ultrajantes a respeito do que mais prezamos?
Vou transcrever o conteúdo pra você:
Falando sobre a necessidade ou não de nossos irmãos criarem esses sites, o Nosso Ministério do Reino de novembro de 1.997 declarou, na página 3: “Não há necessidade de ninguém preparar páginas na Internet sobre as Testemunhas de Jeová, sobre nossas atividades ou crenças. Nossa página oficial [www.watchtower.org] apresenta informações exatas para quem as desejar”... Vale notar que diversas pessoas criaram sites na Internet aparentemente para pregar as boas novas. Muitos desses sites são de autoria de irmãos imprudentes.
Esse conselho se aplica a você?
Como disse, compreendo o por quê desse conselho. Para proteger as Testemunhas e a própria organização. Mas não se diz que é proíbido construir sites.
Responda a minha pergunta: o conselho "Não há necessidade de ninguém preparar páginas na Internet sobre as Testemunhas de Jeová, sobre nossas atividades ou crenças. Nossa página oficial [www.watchtower.org] apresenta informações exatas para quem as desejar”, APLICA-SE OU NÃO A VOCÊ?
Está tentado me enlaçar? Esse conselho é direcionado às Testemunhas em geral, mas os ungidos são a "coluna e amparo da verdade".
NÃO ESTOU TENTANDO ENLAÇAR, ESTOU PERGUNTANDO SE O CONSELHO ACIMA É PRA VOCÊ TAMBÉM.
Eu sim, gostaria de lhe contar a minha história...
Certo, terei prazer em ouvi-la, mas ANTES você tem de responder de forma convincente, não evasiva, se o seu esforço para publicar um site é ou não desaconselhado nesse texto do Ministério. Responda: É OU NÃO É?
É sim, desaconselhado.
ÓTIMO, então, você concorda que está deixando de seguir um conselho do escravo fiel e discreto? Se os ungidos são a coluna e o amparo da verdade, PRECISAM QUE VOCÊ OS AJUDE A DEFENDER A ORGANIZAÇÃO, DE UMA FORMA QUE ELA PRÓPRIA DESACONSELHA?
Não, não precisamos de ajuda...
Não falei "nós", falei do corpo governante. Ele diz no ministério que você não deve tentar auxiliar a organização com um site.
Eu concordo com esse conselho, porque o amor nos move nesse sentido, para proteger as ovelhinhas de Cristo.
Concorda e desobedece????
Não desobedeço.
Vamos retornar ao começo. Você falou que: 1) Está preparando uma resposta ao meu site (suponho que seja uma resposta por meio de outro site) 2) O Site TJ defendidos não foi desativado.
Não, não é outro site.
Como será então?
Um artigo para enviar para você.
Ah, um artigo pessoal???? Claro, pode enviá-lo, mas, mesmo assim, você continua a desobedecer ao "escravo fiel" e vou lhe dar os motivos: 1) Você não deveria ter visitado meu site, mas o fez 2) Você está mantendo contato comigo, quando sabe que a organização condena isso. Veja, J., não o critico por ter espírito de independência, acho [isso] louvável em você.
Você não sabe quem eu sou.
Você é do corpo governante? Ou de betel?
Não vou responder. Desculpe.
Muito bem, então eu suponho que pertença à organização. Se pertence, está sujeito ao “escravo fiel” como todas as outras TJ.
Todos pertencem à organização...
Não tem privilégios, concorda? O que as TJ em geral não podem fazer, você também não pode, não é assim? Vi sua foto no MSN, você é um belo jovem, sei que não pode ocupar o corpo governante, justamente porque é muito jovem. Talvez tenha servido em betel.
Eu não diria sujeição ao "escravo fiel e discreto", porque o povo de Deus só está sujeito a Jeová. Não somos os amos da fé de ninguém...
É verdade. Porém, a literatura da organização afirma que só através dela podemos alcançar Jeová, concorda? Se discordar, tenho várias citações de revista e livro dizendo EXATAMENTE ISSO. A organização diz que Deus NÃO NUTRE NINGUÉM INDIVIDUALMENTE, MAS APENAS POR MEIO DE SUA ORGANIZAÇÃO VISÍVEL. Tenho o artigo aqui comigo.
Claro, e isso é verdade. Num tempo em que o mundo está repleto de organizações de todos os tipos, é razoável crer que Jeová também teria para si uma organização na terra. Não é cada um por si, como são os adeptos na Nova Era.
Compreendo. Mas estar sujeito a uma organização na terra, significa estar sujeito aos que tomam a dianteira dela, discorda? Você fala como uma TJ. Devo crer que não é uma? Se é uma, então está sujeito, sim, aos conselhos do corpo governante. Se não é uma, é um defensor tão ardoroso delas que deve estar associado com a organização, mesmo que não batizado ainda.
Novamente lhe digo que você não sabe quem sou nem conhece minha história. Fiquei muito magoado com o seu site, porque você conta coisas distorcidas e verdades misturadas com meias-verdades, e tudo isso apresenta uma imagem maliciosa.
Lamento, não era minha intenção magoar ninguém individualmente.
Ai, não?
Muito menos você a quem não conheço.
Que santo você é!
Você está sendo indelicado. Quer continuar a conversa ou não?
Então o que seria se Jesus o repreendesse com aquelas palavras firmes que ele dizia aos fariseus.. claro que quero conversar.. mas parece que a sua intenção é tentar ludibriar-me, e se eu me defendo de uma forma mais firme, você já está insinuando que termina a conversa.
Vamos [voltar] ao início: eu disse que estou disposto a dialogar se mantivermos o respeito pessoal. Eu não o conheço, você não me conhece. Se não houver educação, é um direito meu retirar-me da conversa.
Gostaria de poder dizer tudo o que quero dizer, mas vou enviar para si depois por email.
Se forem insultos pessoais, saiba que os publicarei em meu site.
Estou faltando ao respeito?
Como falei antes, veja sua declaração: "Que santo você é!" Essa é uma declaração de respeito ou de indelicadeza? O que você chama de "firmeza" mais me parece um eufemismo para grosseria.
Eu sei sim que os publicará no site. Não seria de esperar outra coisa. Você diz que não é intenção magoar ninguém, mas se é assim tão perspicaz, certamente sabe que esse seu site faz justamente isso, magoar as Testemunhas que por acaso entrem no site.
É mesmo? Pois leia isso:
"As igrejas Católica, Ortodoxa e, mais tarde, as Protestantes... tornaram-se parte de Babilônia a Grande, o império mundial da religião falsa do diabo." - A Sentinela de1/12/1991, pág. 13
E mais isso:
“De modo que católicos mataram outros católicos com aprovação de seus líderes religiosos, e os protestantes fizeram o mesmo”. - Poderá Viver para Sempre no Paraíso na Terra (1982), pág. 28
“Em vez de ajudar as pessoas na sua busca do Deus Verdadeiro, as numerosas seitas e denominações que surgiram em resultado do livre espírito da Reforma Protestante apenas as dirigiram a muitas diferentes direções. De fato, a diversidade e a confusão levaram muitos a questionar a própria existência de Deus.” - O Homem em Busca de Deus (1990), pág. 328
Acha que essas palavras não magoam pessoas de outras religiões?????
“Atualmente, os assim chamados ‘Protestantes’ e o clero Yiddish [judeu] cooperam abertamente e são controlados pelas mãos da Hierarquia Católica Romana, como simplórios palermas...” - Inimigos (1937), pág. 222 (em inglês)
Acha que isso não feriu ninguém???? Só consegue perceber a dor quando a crítica é dirigida a você? Não consegue perceber a mágoa quando a crítica é dirigida à religião de outros?
Como você tem acesso a essas publicações antigas? E um acesso rápido, quase num passe de mágica...
Não desvie o assunto. Concentre-se no conteúdo delas. Sou um pesquisador competente. Tenho milhares de artigos comigo. Acha que critico o que não conheço???? Tive contato com a organização antes de você NASCER, em 1972. Conheço-a profundamente. Tenho muita literatura antiga e tenho as novas também. Pra falar de um assunto você deve primeiro estudá-lo e isso eu o fiz por meses e anos.
Está bem.
Faça o mesmo, pesquise as citações que faço. Onde encontrar uma que seja, distorcida, terei prazer em retirá-la do meu site. Mas, enquanto não fizer isso com provas concretas e convincentes, sinto muito, tudo continuará lá como está.
Mas esse moralismo que você apresenta, não tem respaldo nas Escrituras. Os verdadeiros discípulos de Cristo têm autoridade para "demolir os raciocínios fortemente entrincheirados" e 'tudo o que se levanta contra o conhecimento de Deus' e para "repreender o que contradizem".
Não lhe peço para demolir raciocínios da bíblia, peço-lhe uma coisa mais difícil - DEMOLIR PROVAS AOS MILHARES que publiquei em meu site, com NOME DA LITERATURA, ANO E PÁGINA. Prove que as citações não existem, prove que a organização não fez o que eu denuncio no site. Apresente PROVAS e eu PROMETO QUE REMOVEREI TODAS AS "DISTORÇÕES" , como você diz. Enquanto não fizer isso, lamento se o magoa...
Já fui confrontado com muitas outras citações que eram tiradas do contexto, e apresentadas numa argumentação astuciosa.
PROVE QUAIS CITAÇÕES EU DISTORÇO DE FORMA ASTUCIOSA. Se você provar, tem minha palavra de que as removerei. Quem tem feito citações fora de contexto e de forma astuciosa é a própria organização!
Não estou pedindo para remover, estou falando de citações fora do contexto.
Eu tenho comigo correspondências de autores para [a organização], reclamando da forma como foram citados. Pois bem, se você provar que minhas citações estão fora de contexto, ainda assim, eu assumo com você agora o compromisso de REMOVER.
Você tem tudo!
Não tenho tudo, eu tenho os fatos. E contra fatos não há argumentos.
Apenas não tem si mesmo o "amor de Deus".
Não é isso que está em questão aqui. Você me acusa de desonestidade intelectual, de distorcer citações...
De as retirar do contexto.
Essa é a SUA ACUSAÇÃO, mas como deve saber, quem acusa TEM DE PROVAR. J., não seja evasivo, seja específico, apresente as PROVAS.
Não persista nesse ponto porque eu depois enviarei por email.
Certo, aguardarei e assumo o compromisso, como falei, tudo o que você PROVAR eu removerei do site.
Isso para mim é irrelevante.
Se fosse irrelevante, você não teria se dado ao trabalho de me contatar e de me escrever. Meu trabalho não é irrelevante pra você.
Mesmo que você resolvesse eliminar o site, há outros sites semelhantes.
Pois faça assim: desobedeça à organização e envie sua correspondência para os outros sites. Eu conheço os autores de alguns e dou-lhe minha palavra de que eles também removerão tudo o que você PROVAR que é distorcido ou falso.
Estou falando de você retirar as citações, como se me estivesse a fazer algo de bom. não me importa que você tire ou não. não vai ser o seu site nem um milhão deles que vão acabar com o povo de Deus
Afinal, quer ou não que eu retire as citações? Se elas o magoaram, creio que quer...
Então crê mal.
Ah, então não se importa que elas permaneçam lá? Por que então está a me escrever?
Apenas sinto-me no dever de "repreender os que contradizem".
Eu também me sinto no dever de denunciar o abuso religioso, como faço em meu site, [eu] me sinto no dever de denunciar a fraude, como faço em meu site, de denunciar os milhares de vidas perdidas por causas de doutrinas falsas como a das vacinas (1923 - 1952), dos transplantes (1968-1980) e do sangue (1945 - )...
Essas citações até podiam aparecer escritas nas paredes da sua casa. os fariseus não tentaram de tudo também para desacreditar o testemunho dos apóstolos, mas nada conseguiram.
Não estou falando de cristãos em geral. Sua organização diz que é o único canal de comunicação entre Deus e a humanidade. Se ela é o que diz, tem no mínimo a obrigação de não praticar a desonestidade em seus artigos, de branquear seu passado, de escondê-lo de seu rebanho. E é isso que eu faço, mostro com NOME, DATA E PÁGINA, cada artigo que eu critico. Espero que você faça o mesmo.
Continue com esses argumentos.... é curioso que o "único canal" esconde o seu passado do seu rebanho, mas de você não ficou escondido!
Minha história está toda lá - minha infância e adolescência atormentadas por essa organização.
Ai, sim?
Você não leu meu site, só superficialmente.
Essa parte, não.
Critica o que não conhece, critica o que não leu, eu escrevi aqueles artigos ao longo de anos, pesquisando noites a fio, e vem você agora, um desconhecido, me repreender sem ao menos ter lido o que escrevi.
A sua história ainda não li.
Parece-me que um provérbio diz que replicar um assunto sem conhecê-lo antes é uma tolice e uma humilhação, não é assim? Você visitou meu site porque quis, leu porque quis. Não foi convidado pessoalmente por mim. Desobedeceu ao “escravo fiel” e leu. E, ainda mais, adicionou-me no MSN, sem se apresentar, perguntou quem sou eu. Eu aceitei ser adicionado, dispus-me a dialogar sem ataques pessoais, pois não nos conhecemos. Você me dirigiu uma ironia ("santo") e me comparou aos fariseus...
Ouça lá, eu estou falando da sua história? Estou falando do que li das citações. Esse tipo de tortura mental não funciona comigo... você pensa que eu sou apenas um jovem qualquer que se associou com a organização, mas está enganado.
Acusou-me de desonestidade intelectual. Que você é um jovem, está claro, pois vi sua foto. Se não se associou, fala como um deles, prega como um deles, já deveria ter se batizado. Devo deduzir que, em espírito, É UMA TJ.
Vê como você prepara os seus argumentos mordazes? "Acusou-me de desonestidade intelectual", mas eu não o acusei de nada!
Claro que acusou. Você disse que eu fiz DISTORÇÕES E MEIAS VERDADES. O que é isso???? Honestidade????
Isso é uma forma vergonhosa de contar as coisas à sua maneira para se sair favorecido, nos seu argumentos exagerados.
É? Pois responda: uma pessoa que diz que outra usou citações fora de contexto e meias verdades, está a dizer que ela é o QUÊ?????? Responda objetivamente. Além disso, diz acima que estou a agir de maneira vergonhosa...
Disse o que constatei e nada mais.. você ao usar esses argumentos, está envenenando a mente das outras pessoas, porque exagera.
Responda à pergunta. Estou esperando que você responda.
Disse o que constatei, não o acusei de "desonestidade intelectual".Você é que tem essa forma de argumentar.
Responda: qual a consequência de quem diz que outro faz citações fora de contexto e meias verdades? O que significa? O que insinua quanto ao caráter do outro?
Quem fosse ler essas suas palavras "acusou-me de desonestidade intelectual", iria pensar que eu realmente o acusei, e isso é mentira, está exposta a sua técnica, a sua força mental prejudicial.
É mesmo? Está bem, então vou dizer assim: "fulano disse que eu uso citações fora de contexto e meias verdades, mas não acha que sou desonesto ao fazer isso".
Diga exactamente o que eu disse!!! Diga que eu falei que você usa citações tiradas do contexto e de uma vez por todas admita que é verdade!
Certo, vou copiar e colar sua declaração:
"você também diz coisas a respeito das Testemunhas que estão distorcidas, cita até mesmo frases das publicações retiradas do contexto... não é um ataque feroz às Testemunhas? Não está você a atiçar o preconceito contra elas?"
Aí estão suas palavras.
Isso mesmo...
Agora tente me explicar como as palavras acima não constituem uma acusação de desonestidade. Uma pessoa que distorce coisas e as tira de contexto É HONESTA???? Responda simplesmente SIM OU NÃO!
Conclua o que quiser, mas na hora de falar a outros a respeito desta nossa conversa, não use essa sua argumentação prejudicial.
Ah, é? Então você também conclua o que quiser. Sua argumentação, pra mim, é sem base lógica. Até agora não refutou uma única peça de evidência. Até agora só forneceu sua opinião. Veja, J., você fala com sotaque português, então vive em um país onde há liberdade de expressão. Eu vivo num país onde também há essa liberdade - o que fiz foi publicar minha opinião e minhas conclusões.
Lamento muito, mas mesmo muito, que muitas pessoas estejam sendo prejudicadas por um site cheio de argumentos de "controle de pensamento". Fico muito triste por ver que você como que promete liberdade para os outros, mas o efeito é o contrário.
Muito bem, essa é sua conclusão? Um direito seu.
"Embora lhes prometam liberdade, eles mesmos existem como escravos da corrupção." - 2 Pedro 2:19
Não pregue pra mim, pois você nem ao menos sabe a origem desse texto. Nunca estudou crítica textual. Corrupto é quem mente e engana e eu provo em meu site que sua organização faz exatamente isso. Se você quer ser levado a sério, apresente CONTRAPROVAS. Se não as apresentar, para mim, será apenas a opinião de um religioso que não aceita a crítica; que PREGA DE CASA EM CASA DEIXANDO LITERATURA QUE ATACA A RELIGIÃO ALHEIA, MAS QUE, QUANDO É A SUA A ATACADA, MOSTRA-SE AGRESSIVO E NEM AO MENOS TEM EDUCAÇÃO E CORTESIA AO SE DIRIGIR A QUEM NÃO CONHECE. Essa é a minha conclusão. Tire as suas, pois é um direito seu todos podem ter opinião, mas eu vou além disso. Eu apresento PROVAS e estou a aguardar que você as desmascare.
Você usa até as palavras de Jesus "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará", dando a idéia que você é um discípulo de Cristo, "uma luz para os na escuridão, um que corrige os desarrazoados, instrutor de pequeninos, e tendo a estrutura do conhecimento e da verdade" - Romanos 2:19
Engano seu. Usei aquelas palavras da mesma forma que a CPI que desmascarou o presidente Collor aqui no Brasil o fez - o relator da CPI usou esse texto para se referir às verdades que a investigação revelou. Eu citaria um texto hindu, muçulmano ou qualquer outro. Se você lesse minha apresentação, coisa que não fez, aí veria que não defendo religião nenhuma, nem cristã, nem hindu, nem muçulmana.
Já li um pouco.
Pois acostume-se. Antes de criticar um assunto, CONHEÇA-O PRIMEIRO, senão parecerá como diz o provérbio.
Pois usa esse texto de Jesus incorrectamente, é mais um prova da sua argumentação poderosa, mas prejudicial.
É sua conclusão? Muito bem, é seu direito. As minhas sobre você eu já falei acima...
O que tem Jesus a ver com você?
Onde eu falo que sou cristão? Acaso só cristãos podem usar a bíblia?
Mas pode dar essa impressão de que é cristão.
À primeira vista, sim, mas basta ler logo a seguir que eu denuncio o ABUSO RELIGIOSO - está escrito lá. Como falei, você não leu meu site, só superficialmente. Então não tem condições de contrargumentar ainda. Faça como eu: leia, pesquise, informe-se. Eu tenho montes de literatura aqui comigo. Quero ver se você poderá provar que o que está escrito nela é falso ou distorcido. Quero que prove onde usei meias verdades. Quero que refute os documentos, os nomes, os lugares que cito. Quero que prove com fatos que o que escrevi é falso ou distorcido. Enquanto não fizer isso não levarei a sério sua opinião.
"neuroses de 'destruição' e 'iniquidade' que esta maligna instituição implanta nas mentes das pessoas" - e você não ataca ferozmente a organização...
Esse é um trecho de um depoimento pessoal meu. Você leu lá? Eu digo claramente que é um depoimento meu e que está carregado de emoção. Meu depoimento não é válido? Só o seu? O depoimento foi feito anos antes de eu ter um site, de modo que o transcrevi para o leitor.
"Eu sabia da admiração dos outros e adorava isto, pois, desde que me entendo por gente, sempre gostei de ser notado, de chamar a atenção" - isto já diz tudo.
Certo, e aí? Isso invalida minhas provas? Responda.
Que provas???????
As centenas ou milhares de citações que estão lá, com, nome, data e página. O que você está a fazer, J., se chama ATAQUE AD-HOMINEM, ou seja, como você não consegue provar que minhas denúncias são falsas e que meus argumentos não são válidos, TENTA ME DESACREDITAR PELO ATAQUE PESSOAL. Assim você deixa comodamente de lado os fatos. Rapaz, ATAQUE MEUS ARGUMENTOS, MINHAS PROVAS, NÃO MINHA PESSOA. Se você quer ser convincente, concentre-se naquilo que falou desde o início, que eu tiro citações de contexto e publico meias verdades. Enquanto você não provar isso, toda essa sua argumentação ad-hominem é sem valor, é sua opinião, só, apenas, nada mais. Mas veja uma coisa: se, como você diz, o que eu quero é atrair atenção pra mim, pessoalmente, pro meu nome, ENTÃO PORQUE NÃO ME IDENTIFICO POR NOME NO SITE? Não [faria] isso alguém que quer ser admirado? Engraçado...
Nem você nem ninguém conseguirá acabar com o verdadeiro povo de Deus. O seu fim será como o de cada um de nós: a morte. Nós temos a esperança da ressurreição, se continuarmos a amar a Deus, e temos a plena certeza de que Deus cumprirá todas as sua promessas. Você, a única coisa que pode ganhar com o site, é ser admirado e elogiado, que é o que você deseja; a única coisas que consegue a apresentar.
Mas quem lê o site NEM SABE QUEM SOU EU. Como vai me admirar????
O seu orgulho, a sua suposta genialidade, mas no fim vai terminar na morte como qualquer um de nós.
E onde em meu site eu declaro que não vou morrer?
Não é isso.
"Genialidade" que você até agora não foi capaz de refutar de forma convincente.
Continue a esforçar-se para ter admiração enquanto em vida, porque depois cairá no esquecimento.
E onde em meu site eu declaro que não quero ser esquecido? Você está a me dizer o ÓBVIO!!!!! O que eu quero é que você PROVE o que afirmou no início, coisa que até agora não fez.
Qual é o objectivo desse site? já lhe disse que não vai ganhar nada com isso, não vais conseguir eliminar o povo de Deus.
Onde em meu site eu declaro que quero eliminar alguém? Você, mais uma vez, está provando que não leu. Assim não podemos debater.
Qual é o objectivo do site?
Isso está dito lá no ícone APRESENTAÇÃO, que você não leu ou leu com muita pressa. Leia lá. Lá eu digo tudo o que eu defendo. Já estou cansado de argumentar com você vendo que nem ao menos se deu ao trabalho de estudar o que escrevi. J., você tem direito a uma opinião, todos temos, mas não é isso que está em jogo aqui. O que está em jogo é: as críticas que faço em meu site são ou não procedentes? Se você provar que não são, eu me desculpo e removo do ar; se não provar, você se desculpa e elas ficam lá. É simples assim...
Então pronto, já cumpriu o seu objectivo. vou fazer como Jesus "porque é que ainda estou falando convosco?" disse ele aos fariseus. Eu vou retirar-me, e acho que não vou enviar o tal artigo. Você já mostrou que tipo de pessoa é, já provou a sua forma de argumentar prejudicial. E depois de ler o que já li na Apresentação, estou ainda mais indignado. Fique bem e seja feliz.
Obrigado, mas se quiser enviar suas contraprovas, terei prazer em derrubá-las, uma a uma. E, da próxima vez que for criticar um trabalho, pelo menos se dê ao esforço de lê-lo antes. Como falei, você tem direito a uma opinião, mas o que está em jogo é algo maior.
Falei do que li, está bem?
É verdade, falou do pouco que leu...
Você deve ser das pessoas mais perigosas que já conheci.
E você uma das mais mal educadas que conheci, nem me conhece e vai me atacando. É assim que você faz de casa em casa quando discordam de seus ensinos?
Fique bem, no meio de todo o seu arsenal de citações e argumentos.
E você, no meio de sua argumentação infantil e sem base. Passar bem...
L.E.
, Brasil, 18/4/2007(minha réplica está em azul)
TOMA VERGONHA NA CARA, FALANDO MAL DA RELIGIÃO DOS OUTROS.
Caro leitor
O que acha de milhares de jovens perdendo seus direitos políticos e correndo risco de morte desnecessária por causa da recusa de tratamento medicinal com derivados de sangue? O que acha de famílias sendo destruídas por causa de discriminação religiosa, aquela do tipo que faz um pai se recusar a falar com um filho ou um filho se recusar a falar com sua mãe, pelo fato de o parente ter exercido o direito de deixar uma crença? O que acha de milhares de jovens, no oriente médio, se explodindo junto a crianças, adultos e velhos, esperando uma recompensa no paraíso, com 70 virgens? O que acha de Osama bin laden e seus seguidores espalhando o terror no mundo em nome da crença em Alá? O que acha de vigaristas disfarçados de ministros religiosos, abrindo igrejas mercantilistas e fazendo uso da ingenuidade pública para encherem seus bolsos de dinheiro? O que acha da roubalheira do "bispo" Hernandes e da "bispa" Sonia, denunciados pelas autoridades por seus crimes em nome de uma crença? O que acha do império financeiro e político construído pelo assim chamado "bispo" Edir Macedo, tudo por meio do estelionato religioso?
Se você é o tipo de pessoa que acha que devemos todos nos calar diante desses absurdos, para não "falar mal da religião dos outros", lamento sua omissão (que passa a ser cumplicidade) e covardia. Essa é a SUA escolha - indigna, ao meu ver -, mas é sua. A minha opção é denunciar e protestar contra o abuso religioso.
Conclusão: diante de sua argumentação infantil e sem base, além da falta de respeito e educação ao se dirigir a quem não conhece, acredito que é você que precisa tomar UM POUCO DE VERGONHA NA CARA!
Atenciosamente,
M. F.
, Brasil, 15/01/2007
Bom dia
Estava pesquisando sobre o tema das TJ e descobri seu site, gostei muito e foi importante pra mim ler os depoimentos de tantas pessoas, que assim como eu, têm suas histórias para contar do tempo em que viveram esta "estranha" realidade. Gostaria de participar do mail list deste site, e tão logo possível, eu mesma estarei enviando meu depoimento. Obrigada pela iniciativa do site. É bastante esclarecedor.
Aguardo contato.
Comentário: a mail list citada pela autora foi recentemente desativada.
Ex-associado das TJ se torna Rosacruz
A.B.
, Brasil, 28/11/2006
Olá, Odracir
Gostaria de dizer que achei o teu hp ótimo e bastante interessante. Também quero relatar meu desgosto com a torre de vigia há anos atrás. Eu estudava com elas - isso foi em 2003. Com o tempo, e não demorou muito, me desiludi completamente com essa organização religiosa. Era muitas vezes comprado pelo verniz de lógica de suas publicações. Quando estava perto de fazer uns 7 meses que me associava com elas, abandonei o estudo e as reuniões. Não consigo compreender como as pessoas são manipuladas pelas religiões americanas que se alastram mundo afora. Talvez achem que o american way of life seja o modelo ideal de vida. Então, dai aderem a qualquer filosofia religiosa americana que transparece, em seus moldes, um modo feliz de viver. Basta ver as fotos de a sentinela e despertai, sempre ilustradas com pessoas bonitas e alegres tudo isso de forma subliminar para transparecer que elas estão felizes por terem aderido à religião verdadeira. Há anos estudo as religiões, mesmo sendo jovem, tenho 25 anos, e as TJ me encantam com tanta falácia. Bem, minha religião que tanto amo é Rosacruz. Espero que não me tomem como herege. Devemos cultivar a tolerância religiosa, assim como eu faço com as demais filosofias e religiões. Até a próxima!
TJ se Julga Abandonada pela Organização
M.R.
, Brasil, 24/9/2006(Reprodução de uma carta enviada ao site e endereçada à Torre de Vigia)
Estou muito tempo afastada do salão, mas vou algumas vezes no estudo de livro. Mas estou sem força, pois tive uma grande depressão, que nem me lembro de muitas coisas que fiz. Me sinto muito sozinha, não tenho apoio de ninguém. Tive, sim, um pai maravilhoso, ancião dedicado que deixou saudades a todos, se preocupava com todos, visitava irmãos, ia a hospitais fazer visitas e procurava ajudar. Para os que estavam fracos, ligava para saber se o irmão ou irmã estava bem. Hoje, todos os irmãos sentem falta dele, não teve esse que não chorasse sua morte e não reclamasse sua atitude zelosa por Jeová e pela congregação.
Estou novamente passando o mesmo que passei, não tenho vontade de viver e nem forças para lutar. Não recebo visita sequer de ancião e se receber tenho certeza que vou receber críticas. Para mim, não é fácil, pois perdi três entes queridos e não consegui superar suas perdas. Minha mãe ficou na cama cinco anos sem andar e falar, morreu olhando para mim. Estou com depressão, me sinto humilhada. Minha cabeça está na maior confusão. Não quero e nem preciso levar bronca, pois acho que, no meu serviço, que tenho certeza que faço direito e com carinho, estou sendo perseguida por estar doente.
Só quero ser respeitada ter dignidade e ter o direito de receber uma visita de irmãos que aqui em Anápolis não acontece. Não sou só eu que reclamo isso aqui em Anápolis, pois já teve até irmão que foi embora daqui por causa disso. Espero que eu não leve um tapa de pelica pelas verdades que falei, pois eu quero ajuda, porque, na verdade, minha vida perdeu o sentido. Se eu não tiver o apoio de vocês, de quem eu vou ter? O que sei que me resta neste momento e estou pagando é o meu funeral, para que possa estar perto dos meus pais. Com certeza, fui muito boa para eles. Sentido para vida, não tenho nenhum e nem drama estou fazendo Só queria ser feliz, mas estou percebendo que é muito difícil e já lutei muito por isso. Talvez, com esse meu desabafo, vocês até me desassociem, depois de 34 anos de Testemunha de Jeová.
R.M.
, Brasil, 1/8/2006(minha réplica está em azul)
Prezado Sr. Odracir, me chamo R., sou desassociado e estive lendo seu site. Achei interessante, vendo que serve para alguns desabafarem, como no caso do ex-ancião. Mas também acho que é um pouco pretensioso achar que só as TJs não prestam. Não quero defendê-las, ao contrário, tenho muitas coisas contra, mas eu penso que, se algo ou alguma coisa não é importante para mim, não há a menor necessidade de falar sobre. As coisas ou pessoas de que não gosto, para mim não existem, então, é uma perda de tempo falar sobre elas. Claro, eu respeito seu ponto de vista. Mas, por que não expor as outras organizações religiosas falsas? Eu dou total apoio.
Um abraço
Prezado leitor
Concordo inteiramente quando você diz que outros sistemas religiosos fraudulentos também merecem ser denunciados. No princípio, ocupei-me mais da organização Torre de Vigia pelo fato de a minha experiência pessoal ter sido dentro dessa instituição (declaro isso em meu depoimento pessoal). Com o tempo, ampliei meus horizontes, passando a ver que todas essas seitas são expressões diversificadas de um mesmo fenômeno social, a saber, o desejo humano de exercer poder sobre outrem. Se ler meu artigo introdutório 'O lado negro da força' verá que englobo todos esses fenômenos sociais em minhas críticas, não apenas a Sociedade Torre de Vigia. De fato, há algumas organizações sinistras que considero mais danosas que ela - é o caso, por exemplo, da empresa-seita do Sr. Edir Macedo que tenho denunciado em meu site.
Discordo quando você diz que se uma coisa não me diz respeito, não devo falar dela, pois é perda de tempo. Lembre-se que, embora eu e outros estejamos livres da opressão da Torre de Vigia, milhões ainda se acham cativos dela, incluindo amigos e parentes nossos. Seria, para mim, covardia cruzar os braços diante dessa situação. Todavia, entendo o sentimento daqueles que, como você, preferem manter distância de tudo o que diga respeito a tais instituições, especialmente depois do trauma do desapontamento religioso. É assim mesmo - alguns se afastam totalmente da religião, embora mantenham uma crença em algum deus, outros simplesmente trocam de religião, outros denunciam os crimes de sua antiga religião e ainda outros denunciam os crimes em geral, cometidos em nome da religião. Creio que esses dois últimos grupos podem somar esforços de forma produtiva, contribuindo para alertar a população em geral contra cultos destrutivos.
Agradeço-lhe por seu email.
Cordialmente
Odracir
"Silenciar quando se deveria protestar faz dos homens covardes" (filme JFK)
Sobre o Artigo "Inimigo ìntimo"
Autor do site "Índice TJ", Brasil, 14/7/2006
Olá, Odracir!
Disponibilizei o excelente artigo no ÍNDICETJ. Seus bem fundamentados artigos sempre são bem vindos!
S.G., Brasil,
11/7/2006
N.G., Brasil,
30/6/2006
F.G., Brasil,
7/6/2006
Muito importante sua página, informações valiosas.
Saudações.
J.F., Brasil,
5/6/2006
Olá, Odracir!
Sua HP é uma das melhores no que diz respeito à pesquisa sobre as Testemunhas de Jeová. É interessante que a STV diz que tal informação na NET é tudo mentira! Quando comecei a pesquisar, sempre tive o cuidado de verificar (na medida do possível) nas próprias publicações da Sociedade. Inclusive já escrevi para Betel, pedindo algumas publicações (ou fotocópias). Eles, sem saber o propósito (é claro!), me enviaram. Não encontrei nenhuma mentira quando é citada alguma referência da literatura da Sociedade. (grifo acrescentado)
Continue firme!!!!
Que Deus te abençoe ricamente!!!
S.G.., Brasil, 23/2/2006
Olá
Estou lhes escrevendo pois sinto a necessidade urgente de falar com alguém, e como vocês devem saber, isso não é de forma alguma fácil.
Antes, no entanto, gostaria de falar um pouco sobre mim.
Sou ancião das Testemunhas de Jeová já há [...] anos, sirvo a Jeová como Testemunha batizada já por [...] anos.
Poderia como li em muitos relatos aqui apontar várias falhas humanas e destilar meu desapontamento com as pessoas, mas prefiro me abster disso. Acho que esta é a natureza humana, sempre nos desapontamos com as pessoas. Se fossemos de outra religião, e como já vi muito nesses anos na “Organização”, teríamos também relatos negativos de nossos “irmãos”. Bem este não é o caso, mas tais desapontamentos servem para muitas pessoas, como aconteceu comigo, para que abramos a mente para nos questionarmos sobre nossas crenças e nas mãos de quem estamos depositando nossas vidas.
Desde me conheço por gente, sei que o nome de Deus é Jeová. Meu pai teve contato logo após seu casamento com as TJs, mas por insistência de minha mãe, ele não continuou seu estudo, afinal quando se é recém casado a esposa exerce muita influência sobre o marido. Bem, seja como for, anos depois (cerca de 10 anos), meu pai voltou a contatar as TJ e desta vez iniciou um estudo e progrediu ao batismo. Minha mãe sempre foi muito indiferente às crenças de meu pai, mas também não se opunha, pelo menos não abertamente. A oposição dela tinha mais a ver com falta de colaboração, ou seja, ela não atrapalhava, mas não ajudava.
Fui criado como TJ. Isso para uma criança pode ser devastador, dependendo do tipo de pais que ela têm. No meu caso foi assim. Na escola fui ridicularizado, recebi apelidos maldosos, não podia isso, não podia aquilo... o resultado? Uma baixa auto-estima, insegurança.... Tornei-me compulsivo. Compro compulsivamente coisas que não vou usar, o resultado são dividas que me tiram o sono.
Mas, voltando um pouco no tempo.... Depois de vários anos perseverando em sua religião, sem o apoio de minha mãe, meu pai não resistiu. Os irmãos na época não foram de muita ajuda também. Minha mãe cismou que meu pai estaria mantendo um caso extraconjugal. Os anciãos resolveram montar guarda no intuito de o desmascarar, bem esta estratégia não deu lá muito certo. Por fim, meu pai foi desassociado.